domingo, 17 de maio de 2009

Tudo sobre a minha viagem ao Nepal

Como disse no post anterior, prometi-vos que ia escrever tudo o que se passou pelas terras nepalezas, tal como por algumas fotos e videos....

O percurso: ir até Delhi de autocarro (6 horas) para apanhar o aviao ate Katmandu (a capital do Nepal) (2 horas). 1 dia em Katmandu e 3 dias em Pokhara para fazer trekking no percurso de Annapurna. 36 horas em 5 autocarros de Katmandu para Varanasi, na India (uma cidade muito importante para os hindus). 7 horas ate Lucknow (comboio) e mais 12 horas para Jaipur (comboio)

As pessoas: 7 pessoas (eu, Floris, Tonia, Olga, Asel, Aika e Edward)

Precos: bastante mais baixos que na India. 1 euro vale 100 rupias nepalesas...

Conclusoes: uma viagem a fazer, sem duvida! Nao tem nada comparado com a India. É um pais ainda que bastante pobre, é mais organizado, mais limpo, menos confuso, com pessoas mais amigaveis que nao olham para nós como se fossemos extraterrestres, onde os tracos das pessoas se misturam entre os indianos com os chineses, onde o budismo e o hinduismo convivem no mesmo espaco....

Programa: partimos na 4a em direccao a Delhi e chegamos a Kathmandu na 5a. Mal chegamos ao aeroporto nepales, foi um constante bombardear de ofertas de hoteis, onde prometiam os precos mais baixos. Ha conseguimos um bastante bom e perto da zona mais turistica, onde passamos a maior parte do tempo, pois é onde estao as lojas, restaurante, supermercados, lojas de cambio, etc.... Este centro é formado por ruas estreitas com lojas em cada um dos lados, onde podem passar pessoas, carros, motas, riquexós.... Tudo à grande e à francesa! :D
No segundo dia em Katmandu, fizemos um pouco de sightseeing, apesar de nao conseguirmos fazer o percurso que estava no Lonely Planet...

Nos 3 dias seguintes estivemos em Pokhara, a segunda cidade mais importante do Nepal. Ambas as cidades foram construidas na parte baixa das montanhas, o que faz com que no horizonte se consiga vislubrar as montanhas. Perto desta cidade, na cordilheira de Annapurna, fizemos trekking, uma das provas fisicas mais dificeis da minha vida. Partimos de Pokhara ate ao inicio do percurso, no total de 5 horas de viagem de autocarro, por entre montanhas, arrozais, plantacoes de milho, etc. Connosco estava apenas um guia mas tambem é possivel requisitar uma pessoa que leva as mochilas. Pode parecer ridiculo mas o percurso é bastante acentuado e sem bagagem torna-se mais facil andar... Nos dois primeiros dias subimos ate uma altitude de 2800m,encontrando sempre pequenas casinhas onde se pode pernoitar e comer boas refeicoes, ainda que o preco é preco turistico porque a maioria das pessoas que passa por esses estabelecimentos sao pessoas que fazem trekking.

Durante o percurso adoeci, nao sei se por causa da altitude, se por causa da comida... No final, como cada vez é mais frio e como choveu, nao tinha levado a roupa impermeavel e quente (ficou em Jaipur, o local onde menos mais frioe onde nao era preciso estar!), passei umas boas horas na cama, debaixo do cobertor e a beber chazinho!

O trekking envolve diversos sentimentos e emocoes: permite-nos ver paisagens lindissimas e inexploraveis, admirar como é que pessoas conseguem viver nas montanhas e andar distancias gigantes para ir a escola,por exemplo, com dezenas de quilos às costas mas é um exercicio bastante dificil para quem nao tem muita resistencia fisica (como eu) e para quem nao esta adaptado a elevadas altitudes.....

O final da viagem estava reservado a Varanasi. Para tal, tivemos de apanhar 5 autocarros desde Katmandu e atravessar a fronteira, onde se viu perfeitamente a diferenca entre Nepal e India. Esta cidade é extremamente importante para os hindus porque eles acreditam que morrendo em Varanasi ou deitando as cinzas dos seus entes proximos para o Ganges, essa pessoa alcanca a perfeicao (falta-me a palavra). Ou seja, é uma cidade, que, pelo menos, junto ao rio, se respira a morte.... Por outro lado, o Ganges recebe milhares de outras coisas, como corpos que, por diversas razoes, nao podem ser queimados por serem sagrados (mulheres gravidas, pessoas mordidas por cobras, pessoas com lepra, etc). Nesse mesmo rio, milhares de pessoas banham-se, o que é uma visao assustadora e um pouco arrepiante...

Na volta a Jaipur, passamos em Lucknow, onde finalmente fui ao cinema. Era um filme de Hollywood mas tambem é possivel ver filmes de Bollywood. Senti-me de novo ocidental, num centro de comercial bastante moderno, com MacDonalds e outras lojas tambem conhecidas na Europa e em Portugal. É uma cidade bem mais limpa e mais verde que Jaipur, o que é perfeitmente normal visto estarem em diferentes estados da India.

Regressamos no domingo para Jaipur, para o calor infernal e amanha retomaremos a rotina que deixamos para tras. Ao regressar a casa, entregaram-meum postal que a Delphine (PUMAP) me enivou. O meu primeiro postal desde que estou aqui. Obrigada Delphine! :D