segunda-feira, 4 de maio de 2009

Várias coisas

Na passada semana estive numa aldeia onde a minha ONG tem projectos. Nao sei o nome da aldeia mas fica a 5 horas de distancia, mais ou menos a 180 km com estradas cheias de lombas e condutores malucos, a fazerem manobras perigosas...

Fomos na 5a e quando chegamos estavam algumas dezenas de mulheres à nossa espera. Elas pertencem a uns grupos (self-help groups) onde debatem diversos assuntos, como educacao sexual, casamentos de raparigas, educacao para raparigas, aleitamento e micro-credito. Entre elas, é gerido um certo montante para montarem um pequeno negocio e era esse dinheiro que elas estavam a espera. Na altura de receberem, houve uma mulher que foi excluida porque estava a usar uma pulseira de prata e uns brincos de ouro... Isto é sinal de riqueza, entao foi excluida porque a Bal Rashmi apenas ajuda os mais pobres. Depois, ao final da tarde estivemos a ouvir historias da Mrs. Garg, a secretaria da ONG, sobre o inicio da ONG, sobre o seu casamento e o marido, etc... Parecia mesmo uma situacao em que a avo esta a contar historias aos netos... NO dia seguinte, fomos ate outra aldeia ver um terreno onde estao a trabalhar mulheres com o intuito de armazenar la agua. É um projecto da UNICEF e cada uma tem de escavar um determinado bocado de terreno com certas dimensoes... Voltamos na 6a a Jaipur...

Este fim-de-semana fiquei em Jaipur. Fui trabalhar no sabado e no domingo fomos ver um campeonato de criquete entre o pessoal da AIESEC. Uma especie de competicao entre AIESECers e antigos elementos da AIESEC. Nesse mesmo local, apareceram estagiarios da Tunisia e de Marrocos que estao a trabalhar em Mumbai e que estavam em Jaipur so de passagem. Havia um rapaz que estava super deprimido por causa da cidade, da poluicao, pelo trabalho, pelo facto dos estagiarios estarem todos separados, .... Enfim... E eu a pensar quao sortuda eu era por ser apoiada pela AIESEC daqui, por me encontrar com os estagiarios, pelo menos uma vez por semana...

Entretanto, conheci uma rapariga portuguesa... Chama-se Ana e estudou psicologia em Coimbra. Ela ja tinha chegado a Jaipur dia 15 mas esta a trabalhar numa aldeia a 60 km de Jaipur. Ou seja, ninguem a ve. Mora e trabalhar no mesmo sitio. Ela esta a gostar porque vive o mais puro estilo indiano que possa haver mas ficou super contente por ver mais estagiarios e por encontrar algume que fale portugues :)... Estava super emocionada e toda a vez que falava comigo, parecia que ia chorar com tanta emocao.... É mesmo bom poder falar portugues aqui mas agora o meu raciocinio tem de sofrer alteracoes: tenho de traduzir de ingles para portugues, porque falo ingles em qualuer lado e ouco ingles.... É um exercicio giro...

Quando poder, tiro fotografias ao pessoal que trabalhar comigo... Vamos la ver se consigo :)

1 comentário:

  1. Que bom ler estas "várias coisas"...

    que bom ir vivendo um pouco daí...

    :)*********

    ResponderEliminar