terça-feira, 28 de abril de 2009

Viagem a Jaisalmer e a Jodpur

No passado fim-de-semana fui até ao deserto, até Jaisalmer com a Tonia, Olga e o Floris. Partimos de Jaipur às 24h e chegámos a Jaisalmer às 14h, sendo que o comboio se atrasou 3 horas... Mal entrei no comboio, fiquei um pouco estarrecida com a maneira como os indianos organizam as carruagens, pelo menos na parte "sleeper", que foi a classe onde fomos. Há pelo menos 3 pisos de camas.... Nao consigo explicar muito bem.... Talvez nas fotos se consiga ver melhor...

Comecamos a sentir areia a entrar na carruagem, o que significava que estavamos mesmo no deserto. Mal chegamos á paragem, montes de pessoas nos queriam impingir transporte nao-ei-para-onde. Nós já tinhamos um jipe á nossa espera de um homem cujo contacto nos tinha sido dado pelo Rajeev, um rapaz indiano nosso amigo em Jaipur. Se nao fosse indiano, era frances... Tinha um bigode com as pontas arredondadas e se acontecia algo inesperado, ele dizia "oh lá lá"! Chegamos ao alojamento dele para tomar banho e mal acabamos, la fomos novamente de jipe mas agora para o deserto profundo... Deserto é como quem diz... Há areia e faz imenso calor mas há vegetacao, arvores, ovelhas, carneiros, veados e pessoas... Andamos de camelo e vimos o por-do-sol nas dunas... A noite foi passada num outro alojamento que tinham sobre as estrelas brilhantes. Foi uma noite mágica e maravilhosa!

No dia seguinte, era suposto termos acordado cedo para vermos o nascer do sol mas nao conseguimos acordar. Por volta das 8:30 continuamos com a nossa caminhada de camelo mas fazia calor como se fosse 13h... De tanto andar de camelo fiquei com o rabo dorido! Por volta da hora de almoco parámos na sombra de umas arvores e os homens que foram connosco cozinharam para nos chapati e vegetais... Foi mesmo giro! Consegui ainda falar com as ovelhas e com os camelos (pelo menos tentei imita-los e parece que eles me percebiam porque respondiam de volta :P)... Como fazia tanto calor, so partimos ás 15h da tarde... Calor entenda-se 42C... NO final da tarde ainda fomos tentar ver o forte mas o museu estava fechado... Demos umas voltas e ficamos a olhar para um concurso de papagaios-de-papel... Pelo menos agora percebo a logica do jogo! As 23h voltamos a estacao de comboios mas agora em direcao a Jodpur.

Chegamos a Jodpur às 5h e vagueamos a manha inteira para ver algum restaurante aberto. Mal tomamos o pequeno-almoco fomos caminhando em direccao ao forte. Fizemos uma visita com direito a guia auditivo. A visita foi muito gira e bastante interessante... Almocamos, visitamos o mercado (fiz a minha primeira compra na India: uma pulseira para o tornozelo e uma pulseiras) e voltamos de novo para a estacao, ás 20h, de regresso a Jaipur, onde chegamos às 2h... Fui trabalhar mas estava tao cansada que adormeci à medida que ia lendo os relatorios que me foram dados....

Fotos do fim-de-semana: aqui.