sexta-feira, 3 de abril de 2009

Resumo da semana

Pois bem, parece que so venho ca poucas vezes. Nao e dificil ter acesso a net mas e chato incomodar as pessoas (desculpem a falta de acentos mas o teclado indiano nao tem dessas coisas).

O jantar na casa da rapariga indiana foi muito bom. Ela chama-se Aaayushi e e muito simpatica. Primeiro, uns amigos dela e ela foram-me buscar a casa e fomos ate a escola dela de moto (aqui e super normal eles guiarem motos. Toda a gente tem uma moto, seja ela scooter ou de maior potencia... Carros nao se veem muitos... Ve-se mais motos, bicicletas e imensas pessoas, tudo misturado). O jantar estava muito saboroso. A familia dela cozinhou-me uma comida especial porque ela fez questao de me perguntar se gostava de picante e eu disse que nao, porque o picante daqui e mil vezes mais potente que o de portugal. Serviram-me uma entrada (dahi badde) (a Aaayushi esta aqui mesmo ao meu lado e foi ela que escreveu porque eu nao faco a minima ideia de como se escrever estas coisas indianas..) e depois um prato que tinha arroz e um roti, juntamente com tacinhas com diversos conteudos, para misturar com o arroz... Eram bastante saborosos e muito diferentes da comida portuguesa... Nenhum era parecido com o caril que nos conhecemos...

O cha daqui e fantastico porque eles juntam leite. Fica mesmo bom. Depois tambem ha o lassi, que e uma bebida mais fresquinha, feita de leite

Quarta-feira tivemos um jantar com os estagiarios que estao em Jaipur. Para alem das pessoas que vivem comigo, conheci uma rapariga russa, a Olga, que trabalha numa agencia de viagens. Conheci tambem pessoal indiano, muito simpatico. Ate agora, somos 5 estagiarios estrangeiros em Jaipur mas dizem que vao chegar mais uns quantos nas proximas semanas.

Ontem, 5a feira, supostamente ia a uma partida de criquete, onde ia jogar um rapaz que foi ao jantar, logo pela manha, mas encontrei uma rapariga chinesa la em casa. Estava em Jaipur so de passagem, porque tinha estado em Delhi a fazer um estagio. Agora, estava a conhecer algumas cidades antes de voltar para a China. Portanto, como ainda nao tinha visto muitas coisas em Jaipur, fui com ela numa visita guiada pela cidade. Vimos muitos monumentos caracteristicos, como o City Palace, Jantar Mantar, Bilra Mandir, e alguns fortes. A historia indiana e mesmo fascinante: as roupas, os maranjas, as armas, as fortalezas... Jaipur esta numa regiao muito seca porque no Rajistao (a regiao) ha um deserto, entao, ha imensa areia por todo o lado e quando levanta vento, la levamos com areia na cara e nos olhos... Foi muito giro. Ha tambem um palacio que esta rodeado de agua... Parece um sonho... Tiramos imensas fotos mas neste momento, nao as tenho comigo. Espero que num futuro proximo, as possa colocar aqui.

A vida aqui e muito diferente. O meio e transporte e o riquexo, que pode ser de motoreta ou de bicicleta. Temos sempre de negociar o preco porque, como somos estrangeiros, eles tendem sempre a aumentar um pouco mais. Ja tenho treino na negociacao por causa de Mocambique, portanto, nao e assim tao dificil para mim...

Os tecidos e as roupas sao lindissimas. As mulheres usam saris, que e um tecido de uma peca unica que vais desde a cintura ate a cabeca. Ontem aprendi como e que se usa um sari mas vou precisar de mais treino...

Em termos monetarios, a vida nao e cara: uma viagem de riquexo, quando bem negociada, pode ir as 50 rupias, uma refeicao entre as 100 e as 200 rupias (desculpem, mas vao ter de ver a taxa de cambio :P), eles comem sempre vegetais (apesar de nem todas as pessoas serem vegetarianas) e sao baratos...

Ontem vi os meus primeiros elefantes na rua. Fiquei a olhar para eles, muito surpresa :P... Vacas ha por todo o lado, mas aquelas que eu vejo, estao sempre deitadas. Nunca tive uma situacao em que o riquexo tivesse de se desviar delas.

Ja tenho numero indiano: e o +91 9649177827. Quem quiser telefonar-me, esteja a vontade :). Atencao que ha uma diferenca de 5 horas (mais 5 horas) para aqui...


Fico a aguardar! :D

2 comentários:

  1. Olá minha linda!!!

    Ler e saber das tuas aventuras pela India foi deveras inspirador para começar o dia! Fiquei deliciada com as coisas tão lindas mas tão diferentes que nos contas sobre os teus dias e a tua experiência por terras distantes! Até eu estou com vontade de ir à India conhecer in locco tudo aquilo de que falas, as cores, os aromas e os sabores, a cultura, as pessoas com as suas roupas lindissimas... as tuas descrições ajudam sem dúvida à imaginação, além daquilo que todos já temos em mente depois de ver o Slumdog Millionaire! ;)

    Durante a noite de hoje, e amanhã de manhã, estamos alguns de nós estamos de partida para Taizé! =) Quando chegarmos, espero ter 1001 histórias tuas aqui no teu blogue... depois contamos-te nós as nossas por terras de França!

    Até já amiga!!! *

    ResponderEliminar
  2. e ter um número indiano no meu telefone é um verdadeiro prazer:)**** hehehe

    ResponderEliminar