terça-feira, 28 de julho de 2009

4 meses

Faz hoje precisamente 4 meses que estou na Índia.
Cheguei dia 28 de Março e muitas coisas aconteceram entretanto (vou-vos por a par assim que chegar a Portugal!), assim como as saudades apertam a cada dia que passa.
Este post e por ser nesta data, vai ser dedicado á minha ONG. O final começa a aproximar-se. Começo a sentir um aperto no coração.... Foram 4 meses onde consegui pessoas fantásticas no escritório, onde ajudei uma ONG a realizar o seu trabalho diário...
Hoje particularmente, Mrs. Garg perguntou-me quando me ia embora. Eu disse-lhe 6ªf, ao que ela respondeu "Tens a certeza? Mas vais voltar para Portugal?". Eu respondi "Não, não. Vou aproveitar para viajar pela Índia. Só regresso a Portugal dia 28 de Agosto". Ela pergunta-me de novo "Já reservaste os bilhetes?", "Não" respondi eu.... "Não reserves. Fica connosco mais uns dias". Isto foi na primeira vez...........
Segunda vez, diz-me a mesma coisa, para não me ir embora. Eu só olho para o lado, para tentar lhe dizer que não podia ficar mais tempo.
Entretanto, estou a finalizar o relatório de 2007-2009 da ONG. Ela pediu-me para introduzir o meu nome no discurso inicial do relatorio, em nome dela, por ter sido eu quem fez o relatório.... Escrevi o discurso e coloquei lá o meu nome... Por um lado, senti-me estranha por fazê-lo (as pessoas que trabalham no escritório trabalham lá há mais tempo que eu e nunca viram o seu nome escrito em lado nenhum em forma de reconhecimento). Por outro, vejo que o meu trabalho está realizado e finalizado da melhor forma. É um orgulho ter o meu nome escrito no relatório que vai ser impresso e distribuido por aqui. Espero ter uma cópia antes de me ir embora para mostrar em Portugal :P
Entretanto, tirei algumas fotos da escola onde o escritório está situado, Aravali Public School, para o relatório desta mesma escola a ser entregue a patrocinadores holandeses.

As fotos estão aqui

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Tesourinhos durante a viagem

Oferece-se recompensa a quem conseguir explicar o que está escrito! Note-se que tal discurso vem na parte de trás do menú da referida "bakery"






Sandes de legumes e queijo de iaque (yak)! Nhammmm!

Viagem ao Norte da India - parte I


Eis uma pequena amostra do que fiz esta semana.
O trajecto: Jaipur-Chandigarh-Amritsar-Dharamshala-Manali-Jaipur
Pessoas: Eu, Amy (inglesa), Kelsey (americana), Max (holandes), Emily (canadiana), Anthony (frances) e Kelly (canadiana, que se juntou a nós mais tarde)
Duracao: sábado, dia 18 de Junho a domingo, 26 de Junho
Meios de transporte: comboio e autocarro
Tempo: metade calor, principalmente em Amristar e metade frio em Dharamshala e Manali

CHANDIGARH:
Partimos de Jaipur no sábado à noite em direccao a Chandigarh. Chandigarh é uma cidade não indiana, se é que posso assim chamar. É extremamente organizada e limpa para os padrões que por aqui se veem. Não lá lixo nas ruas, os riquexós respeitam os sinais de trânsito, há relva verdinha e fresquinha. Passamos cerca de meio dia nesta cidade, visto não haver nada de interessante a fazer por lá. Fomos até ao Rock Garden, que foi projectado por Le Corbusier (?), onde se podem encontrar algumas estátuas como nesta foto.

Apanhamos um autocarro á noite para a paragem seguinte:


AMRITSAR:

Esta cidade é conhecida pelo "templo dourado" (Golden Temple). É um templo muito importante para os sikhs, que é outra religião muito enraizada na Índia, em particular, na região de Punjab. Não vos consigo explicar muito bem em que consiste esta religião e em que valores se baseia porque ainda não consegui perceber muito bem..... Por volta das 4h chegámos a Amritsar e fomos logo ter ao recinto do Golden Temple, pois aí há guest houses que acolhem as pessoas.... Ficamos num quarto com AC (ar condicionado) que soube que nem ginjas, visto ser imenso o calor que por lá se fazia. Mal entrámos no Golden Temple, tivémos que tirar os sapatos e cobrir a cabeça (daí eu estar com um pano á volta da cabeça e ombros). Para além disso, conseguimo-nos "infiltar" na zona onde distribuem refeições gratuitamente, o que foi bastante interessante: um templo onde as pessoas podem ter refeições sem pagar nada, sendo as refeições bastante básicas e simples, onde toda a gente se sente no chão e come com as mãos, ao estilo indiano :)


Ao final do dia, fomos até á fronteira com o Paquistão! Sim senhor, à fronteira com o Paquistão! :P
E para ver o quê? Bem, todos os dias há tipo uma cerimónia entre as tropas indianas e paquistanesas, onde cada grupo mostra o seu patriotismo. De cada lado há inclusivamente bancadas para as pessoas assistirem e gritarem pelo seu país. O lado indiano estava completamente assoberbado por pessoas a gritarem "India, India, India" e outras palavras em hindi que eu não percebi. Em tempos, houve uma grande guerra entre estes 2 países, sendo que foi uma das mais sagrentas do mundo. Os mulçumanos que estavam na Índia foram obrigados a ir para o Paquistão e os hindus no Paquistão obrigados a ir para a Índia.... Em inglês, chama-se Partition a este conflito.... Foram momentos bastante marcantes mas de dificil compreensao para mim, visto não partilhar desta mesma história.


DHARAMSHALA:

No meio de montanhas, lá chegámos a Dharamshala, onde efectivamente mora o Dalai Lama! É verdade! O Dalai Lama não mora no Tibete mas na Índia. Acho que tem a ver com a invasão chinesa mas não tenho a certeza...

É uma zona rodeada de tibetanos. Uma outra parte da India.... É também muito visitada por turistas.... Deu para relaxar, ler um pouco, caminhar.... Na foto estão expostas algumas bandeiras, que significam preces tibetanas. Há imensas espalhadas pelas montanhas, casas, etc., para que o vento leve para longe e para todo o lado o que as palavras e os desejos das pessoas.



MANALI:
Numa viagem de quase 9 horas, chegámos a Manali, num trajecto cheio de curvas e contracurvas. Surpreendemente, não consegui dormir (para quem me conhece, sabe que eu consigo dormir em qualquer lado :D), num autocarro cheio de turistas.
Por mero acaso e/ou pelo facto de termos encontrado no Lonely Planet uma descricao sobre uma guest house gerida por uma senhora holandesa que ficou na Índia porque se enamorou por um indiano, ficamos com uma vista espectacular sobre as montanhas, como é descrita na foto! Uma acomodação fantástica! É também um local cheio de turistas, onde se come principalmente comida "normal". Local idela para descansar do barulho, confusao e stress de Jaipur.
Locais a visitar, certamente. Quem sabe, ainda em Agosto, antes de regressar a Portugal, para recarregar as baterias :)
Mais fotos sobre a viagem, aqui

Descoberta incrivel

Após passar várias horas em autocarros para percorrer centenas de kilometros pela India, encontro a solucao ao meu problemas no que toca a sestas nos autocarros

O que vos parece que isto é?



Serve para por ao pescoço! (se nao serve, fiz com que servisse)

Soluçao da charada: é um impermeavel!

Tcharammm! Não é fantástico?

sábado, 18 de julho de 2009

Noticias fresquinhas

Parece que estou a perder a pedalada no que toca a actualizar o blogue. Nao é de proposito, digo-vos...

Assim, o que se foi passando nas ultimas semanas e os planos para as proximas:

- Chegaram 2 estagiarias novas à minha ONG, uma portuguesa e uma polaca. A Mrs. Garg responsabilizou-me por tomar conta delas no primeiro dia, ao introduzir o que a ONG faz. A Mariana nao tem mais nada e pensa que o melhor será mesmo po-las a ler relatorios dos projectos, o que foi precisamente o que a Mariana fez nos 3 primeiros dias de trabalho. A paginas tantas, perguntam-me a mim e ao Nacho como foi o nosso primeiro dia e nós respondemos "Foi precisamente o que estao a fazer!"... Depois comecam-me a fazer perguntas de quem chegou a pouco tempo do mundo desenvolvido: "Viemos de riquexo para o trabalho e pagamos 60 rupias. Pagamos imenso" e eu sou pensava "Nao, estao enganadas, é o preco certo".... Perguntaram-me logo de seguida "Nao ha nenhum carro que nos vai buscar a casa para o trabalho?", ao que eu respondo "O riquexo é mesmo o unico meio de transporte que voces tem"... Mais tarde "É possivel trazer o meu portatil para apanhar wireless ca no escritorio?", sendo que a Mariana responde "Acho que nao vai dar porque so ha um computador que tem net e é por cabo".......

- Ontem tivemos a despedida do Lucky e de mais uns quantos estagiarios que se vao embora. Ca em casa, o pessoal pediu à Mariana (je) para fazer um filme com fotos dedicado a ele... A Mariana é conhecida por ser a Windows Movie Maker expertise porque em todas as despedidas e aniversarios, la esta a Mariana á frente do computador por umas 3 horas a fazer o filme... Eu ate comeco a perguntar-me quem é que vai fazer o meu filme, quando eu me foor embora :P....... Bem, continuando..... A minha ideia era fazer um filme emotivo, com algumas fotos de algumas actividades que se foram desenvolvendo e no fim, por uma foto-montagem, com uma foto dele na cabeca e um Transformer (para quem nao sabe, os Transformers sao desenhos animados. Sao maquinas que se transformam em motos e carros). Isto porque fomos ver o filme "Transformers", uma vez que ele por 2 semanas nos estava a melgar para ir ver. Posso dizer-vos que foi um dos piores filme que vi na minha vida. Sinal disso é que adormeci no cinema! Exactamente.... NO CINEMA :)!.... Bem, mas ele estava super entusiasmado.
Entretanto, enquanto alguns deles foram ver o Harry Potter ontem, a Mariana passou a tarde quase toda a frente do computador para fazer o filme. Depois do filme, encontramo-nos todos no Cafe Kooba e pedimos ao gerente por um projector e um portatil.... La conseguimos arranjar, para nossa excitacao.... Chamamos toda a gente, depois de termos preparado o local ás escondidas.... Bem, eu so abanava a perna para nao chorar.... Sem efeito! A Mariana, quem fez o filme, largava lagrimas por tudo quanto era lado enquanto o Lucky nem uma! So dizia "Foi o melhor presente que alguem me deu, nao tenho palavras para descrever".... Toda a gente me dizia "Boa Mariana, fizeste um bom trabalho. Estava lindo!" e era so ver o meu ego a crescer :P... Estava mesmo orgulhosa do filme!

- Chegaram um 12 portugueses a Jaipur vindos da Catolica. Invasao portuguesa, como vos disse anteriormente. A cada semana que passa, so vejo mais e mais estagiarios a chegar, sendo que a AIESEC, por vezes, nao providencia com os melhor dos servicos....

- Proxima semana vou viajar... Eu, o Max (holandes), a Kelsey (americana), a Amy (inglesa), o Anthony (frances) e a Emily (canadiana) vamos a Amritsar, Chandigardh, Dhramsala, etc... Na ultima de Julho é a minha ultima na ONG e depois, em Agosto, é explorar o Norte da India.... Ver os Himalaias, ver as partes tibetanas da India, fazer trekking (quem sabe)....

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Actualizando

O tempo voa a grande velocidade... Ja estamos a meio de Julho.... Acreditam nisto?
Em linhas muito gerais, algumas coisas foram acontecendo por aqui, como é obvio, uma vez que estamos a tratar da India, certo :P?

A Louise, a minha companheira de quarto vai-se embora no domingo. Esteve aqui desde Janeiro e vai voltar para Dinamarca. Ontem ensinei-lhe como regras gerais de Powerpoint e Windows Movie Maker. Ela sabe usar o Powerpoint mas é exigente com ela propria, uma vez que acha que os slides dela nao sao profissionais. Eu ate lhe disse que tinha professores de faculdade que faziam slides muito piores que os dela, o que a alegrou! Com esta situacao, lembrei-me da ideia genial da minha irma, o BCC - Banco de Conhecimento Comum (pensavas que me tinha esquecido, hein?). O conceito é simples: havendo um grupo de pessoas e tendo essas pessoas diversos conhecimentos, porque nao troca-los sobre uma forma gratuita, ou seja, conhecimento por conhecimento? Ela ensinou-me os conceitos basicos do budismo e eu ensinei-lhe como usar estes 2 programas... Muito simples, nao?

O Lucky vai-se embora no proximo fim-de-semana... Vai assistir a uma conferencia internacional da AIESEC na Malasia e vai la ficar 2 meses. Esta super contente e empolgado... Comecou a fazer uma lista de coisas a fazer há um mes atras com as coisas mais absurdas :P... E como é a primeira vez que ele vai sair da India, ainda mais importante é esta viagem.

Nos ultimos fins-de-semana nao tenho viajado porque a maioria das pessoas vai para sitios onde eu ja fui nos ultimos 4 meses. Entao, tenho aproveitado para conhecer melhor as pessoas que moram comigo e que tambem decidem ficar em casa. Aproveitamos tambem para ir ao cinema. Ver filmes de Bollywood num cinema indiano é uma experiencia que eu aconcelho a toda a gente! É espectacular. Acredito que ja a descrevi num post anterior, nao?

Com o fim do meu estagio, as pessoas com quem trabalho mais de perto, vao-me dizendo para nao ir embora porque vao sentir muitas saudades minhas. Eu tambem vou sentir muitas saudades delas. Hoje inclusive, uma delas disse-me que, quando arranjarem mulher para o irmao dela, que ela me enviara o convite do casamento dele por correio, so para eu regressar a India :)

Entretanto, tudo preve que as moncoes devem comecar em breve. Chuva e humidade, simultaneamente. Nem apetece vestir o impermeavel porque vai-se suar, com certeza!

Ja comeco a alargar os meus conhecimentos de hindi. As novas frases que me ensinaram sao:
- vais ser castigado (saza milaigi)
- famoso dialogo num filme de bollywood que significa quantos homens estao ai? (arai ho samba. Kitne aadmi thai?)
- desculpa (mujhe maf kar do)
- estas desculpado (chalo maaf kiya)
É um maximo quando digo a 2a frase porque as pessoas nao estao nada a espera (tal como a 1a). É um dialogo super conhecido, tipo dialogo do Clint Eastwood :)... Sempre a aprender coisas novas! O mais giro é que sao coisas extremamente inuteis mas é tao divertido aprende-las e dize-las a pessoas indianas... Elas so se riem de mim! hehehehe

Desculpem a ausencia de noticias! Espero que tenham gostado destas ultimas :P

sábado, 4 de julho de 2009

Casamento Indiano

Ontem fui a um casamento indiano.Toda a gente que vai e que conheco fica extremamente excitada com a ida. E nao é para mais...

Durante a semana, eu, a Shazia (canadiana, com origens afegas, paquitanesas e indianas) e a Tyrza (holandesa) fomos às compras e compramos tudo a que temos direito: sari, pulseiras, brincos, gancho para o cabelo... So faltou mesmo os sapatos mas eu decidi nao gastar dinheiro com isto.

Falamos com a Diipa, uma rapariga indiana da AIESEC para vir a nossa casa para nos ajudar a vestir o sari. Vestir o sari nao é tarefa fácil. O sari é composto por um pequeno top para tapar o peito mas a barriguinha fica à mostra, uma saia simples que é vestida por baixo do sari propriamente dito. A saia tem de estar bem apertada à cintura, caso contrario, se pisarmos os sari, la vai tudo por água abaixo...

Chegamos ao recinto do casamento ás 21h e toda a gente olhou para nós, assim que entramos. Estao a ver duas brancas com sari vestido? Pois, foi a surpresa total. Gracas a Deus, a Shazia sabe falar hindi, o que facilitou as coisas... Traduzia o que estavam a dizer. Toda a gente comentava que estavamos lindissimas e que era um prazer ver que nos tinhamos respeitado o costume de vir de sari.

Como vinhamos do lado do noivo (nem sequer faziamos ideia quem eram os noivos - fomos um bocado à socapa), tivemos de sair do recinto para nos juntar á parada com o noivo. O noivo vinha de cavalo com imensas pessoas à frente e com musica altissima... De vez em quando, a parada parava para as pessoas dancarem...

Depois de chegarmos, ainda tivemos à espera de ver a noiva chegar, pois ela so pode entrar no "altar" (um espaco onde ha 2 tronos para cada um) depois de o noivo chegar... Como podem comprovar pelas fotos, ela parece triste. Ela tem de parecer triste porque vai deixar a casa dos pais dela para morar com o marido. É um casamento arranjado, ou seja, os pais de cada um dos lados arranjou o casamento... Sao raros os casamento por amor!

Podem encontrar as fotos aqui