segunda-feira, 27 de julho de 2009

Viagem ao Norte da India - parte I


Eis uma pequena amostra do que fiz esta semana.
O trajecto: Jaipur-Chandigarh-Amritsar-Dharamshala-Manali-Jaipur
Pessoas: Eu, Amy (inglesa), Kelsey (americana), Max (holandes), Emily (canadiana), Anthony (frances) e Kelly (canadiana, que se juntou a nós mais tarde)
Duracao: sábado, dia 18 de Junho a domingo, 26 de Junho
Meios de transporte: comboio e autocarro
Tempo: metade calor, principalmente em Amristar e metade frio em Dharamshala e Manali

CHANDIGARH:
Partimos de Jaipur no sábado à noite em direccao a Chandigarh. Chandigarh é uma cidade não indiana, se é que posso assim chamar. É extremamente organizada e limpa para os padrões que por aqui se veem. Não lá lixo nas ruas, os riquexós respeitam os sinais de trânsito, há relva verdinha e fresquinha. Passamos cerca de meio dia nesta cidade, visto não haver nada de interessante a fazer por lá. Fomos até ao Rock Garden, que foi projectado por Le Corbusier (?), onde se podem encontrar algumas estátuas como nesta foto.

Apanhamos um autocarro á noite para a paragem seguinte:


AMRITSAR:

Esta cidade é conhecida pelo "templo dourado" (Golden Temple). É um templo muito importante para os sikhs, que é outra religião muito enraizada na Índia, em particular, na região de Punjab. Não vos consigo explicar muito bem em que consiste esta religião e em que valores se baseia porque ainda não consegui perceber muito bem..... Por volta das 4h chegámos a Amritsar e fomos logo ter ao recinto do Golden Temple, pois aí há guest houses que acolhem as pessoas.... Ficamos num quarto com AC (ar condicionado) que soube que nem ginjas, visto ser imenso o calor que por lá se fazia. Mal entrámos no Golden Temple, tivémos que tirar os sapatos e cobrir a cabeça (daí eu estar com um pano á volta da cabeça e ombros). Para além disso, conseguimo-nos "infiltar" na zona onde distribuem refeições gratuitamente, o que foi bastante interessante: um templo onde as pessoas podem ter refeições sem pagar nada, sendo as refeições bastante básicas e simples, onde toda a gente se sente no chão e come com as mãos, ao estilo indiano :)


Ao final do dia, fomos até á fronteira com o Paquistão! Sim senhor, à fronteira com o Paquistão! :P
E para ver o quê? Bem, todos os dias há tipo uma cerimónia entre as tropas indianas e paquistanesas, onde cada grupo mostra o seu patriotismo. De cada lado há inclusivamente bancadas para as pessoas assistirem e gritarem pelo seu país. O lado indiano estava completamente assoberbado por pessoas a gritarem "India, India, India" e outras palavras em hindi que eu não percebi. Em tempos, houve uma grande guerra entre estes 2 países, sendo que foi uma das mais sagrentas do mundo. Os mulçumanos que estavam na Índia foram obrigados a ir para o Paquistão e os hindus no Paquistão obrigados a ir para a Índia.... Em inglês, chama-se Partition a este conflito.... Foram momentos bastante marcantes mas de dificil compreensao para mim, visto não partilhar desta mesma história.


DHARAMSHALA:

No meio de montanhas, lá chegámos a Dharamshala, onde efectivamente mora o Dalai Lama! É verdade! O Dalai Lama não mora no Tibete mas na Índia. Acho que tem a ver com a invasão chinesa mas não tenho a certeza...

É uma zona rodeada de tibetanos. Uma outra parte da India.... É também muito visitada por turistas.... Deu para relaxar, ler um pouco, caminhar.... Na foto estão expostas algumas bandeiras, que significam preces tibetanas. Há imensas espalhadas pelas montanhas, casas, etc., para que o vento leve para longe e para todo o lado o que as palavras e os desejos das pessoas.



MANALI:
Numa viagem de quase 9 horas, chegámos a Manali, num trajecto cheio de curvas e contracurvas. Surpreendemente, não consegui dormir (para quem me conhece, sabe que eu consigo dormir em qualquer lado :D), num autocarro cheio de turistas.
Por mero acaso e/ou pelo facto de termos encontrado no Lonely Planet uma descricao sobre uma guest house gerida por uma senhora holandesa que ficou na Índia porque se enamorou por um indiano, ficamos com uma vista espectacular sobre as montanhas, como é descrita na foto! Uma acomodação fantástica! É também um local cheio de turistas, onde se come principalmente comida "normal". Local idela para descansar do barulho, confusao e stress de Jaipur.
Locais a visitar, certamente. Quem sabe, ainda em Agosto, antes de regressar a Portugal, para recarregar as baterias :)
Mais fotos sobre a viagem, aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário