sábado, 22 de agosto de 2009

Dalai Lama

Pois e! Como ja vos falei, Ladakh e essencialmente budista, mais precisamente budista tibetana. A vida no seu dia-a-dia, esta intimamente ligada a religiao. Uma das coisas que ouvi falar foi o facto de todas as pessoas terem respeito, tanto por pessoas e animais, a tal ponto que, se num campo agricola, enquanto o agricultor trabalha, se aparece uma aranha no caminho, ele ou retira-a com uma pa e poem-na noutro sitio ou desvia-se dela... Obviamente, nunca matando-a!

Como e obvio, as pessoas que practicam esta religiao tem como seu orientador Dalai Lama. Hoje comecou uma ronda de 4 dias de ensinamentos publicos sobre o budismo. Toda a cidade de Leh para para o ouvir. No entanto, ele profere as suas palavras noutra vila, uns 30 minutos de Leh.

Ontem, entre os voluntarios da Women's Alliance, combinamos ir juntos. Acordei as 5:30 da manha e encontrei-me com eles as 6:30. Alugamos um jipe, de ida e volta. Enquanto nos encaminhamos para o local, centenas de pessoas, tanto ao longo da estrada como em carros, carrinhas e jipes, prosseguiam, como se fosse mesmo uma peregrinacao. Idosos, homens, mulheres, criancas, monges, .... Todos eles se encaminhavam para o recinto.

Mal chegando la, fomos encaminhados para o local dos turistas, uma vez que DL iria falar tibetano. Azar dos azares, nao ficamos muito perto da coluna de onde vinha a traducao em ingles. Passado algum tempo, la mudamos de sitio mas a percepcao da traducao nao era perfeita. Durante mais de 3 horas, toda a gente, sentada no chao, sobre um sol abrasador e rodeada de uma paisagem fantastica (montanhas) desfrutava dos ensinamentos... E incrivel como as pessoas reagem e se unem quando se trata de religiao! E certamente uma a que vou estar atenta, por todo o sentido que faz.

1 comentário:

  1. Mariana
    Outra situação para não mais se esquecer! O encontro com o Dalai Lama no seu ambiente, deve ser extraordinário viver esse acontecimento único na vida de um ocidental.
    Estás a aprender coisas, que porventura não aprenderias se não fosses á India.
    Estes ultimos dias têm sido espectaculares com motivos de interesse a todos os niveis, quer par ti próprio quer para nós.

    ResponderEliminar