sábado, 1 de agosto de 2009

Despedida na minha ONG

Na passada sexta-feira, tive a minha despedida na Bal Rashmi.
De manhã finalizei os relatórios que estava a trabalhar durante este tempo todo e depois do almoço, tive este pequeno momento.
Fomos todos para uma sala onde eu nunca tinha estado, ao longo dos meus 4 meses.... Uma sala de reuniões gigante!
Toda a gente do escritório foi convidada.... Na foto aparecem (da esquerda para a direita): Joana (Portugal), Mrs. Garg, Nacho (Espanha), eu, Karina (Polónia) e Joana (Portugal). Não aparecem a Cristina Lopez, uma senhora espanhola que costuma ajudar com dinheiro algumas escolas, o Akhilesh, o Sateyndra e 5 rapazes do orfanato.
Eu já tinha presenciado a despedida do Stefan, portanto já sabia, mais ou menos, como as coisas se processavam.
No início, a Mrs. Garg pediu-me que proferisse umas palavras. Bem, nem sabia o que dizer.... O silêncio incial foi gigante, como se fosse suspense mas todas as imagens e palavras corriam na minha cabeça à velocidade da luz....
Lá comecei a falar, num discurso não lá muito organizado (para quem me conhece, sabe perfeitamente que as minhas improvisações são realmente improvisações!) e lá disse umas palavras sobre o quanto gostei de trabalhar na Bal Rashmi, agradeci a oportunidade por trabalhar lá e que admirava todo o trabalho da Mrs. Garg. Enquanto falava, a Mrs. Garg só olhava para o chão numa tentativa de controlar as lágrimas.
Depois, foi a vez dela! Uiiii!..... Só dizia coisas boas: que foi óptima a minha presença ali; que nunca parecia que eu era de outro país; que todos vão sentir a minha falta; que a partir de agora, todos os relatórios anuais que se fizerem, vão mandar uma cópia para mim; que era como se fosse uma filha; que tive nos bons e maus momentos mas só para recordar os bons e que fiz um óptimo trabalho, já que há imenso tempo não se faziam relatórios anuais e eu fui capaz de reunir dados e inforamções de dois anos.
Ela deu-me a carta de recomendação e eu dei-lhe o meu relatório sobre o meu estágio, tal como um postal. Após isto, ela deu-me um colar com uma pedra preciosa do meu aniversário. Uauuu! Ela bem que me perguntou quando é que era o meu aniversário e qual a cor que eu gostava mais no dia anterior mas nem matutei muito sobre o assunto... Quando ela me mostrou o colar, fiquei de boca aberta. Uma pedra em forma de gota, cor verde água, mas uma coisa enorme!
Depois, deu-me um colar de rosas, o que é uma tradição aqui na Índia, em despedidas e recepções. O Tony, um dos rapazes do orfanato, deu-me também um, tal como o Satyendra, o contabilista que é o trabalhador do escritório que mais tempo trabalha na ONG. Total: 3 colares de rosas e um fio à volta do meu pescoço.
No final, depois de abraços, agradecimentos e quase lágrimas, foi-nos dada alguma comida (paties que é feito de massa folhada e batata e um doce), mais um costume da Índia. Eu já estava a fazer um grande esforço para comer tudo, quando a Mrs. Garg me oferece o doce dela....
No dia seguinte, ontem, sábado, fui convidada para jantar a casa dela. Fui comprar umas flores em tom de agradecimento mesmo antes de ir. A hora de encontro era às 20h na minha casa, já que o jipe me iria buscar. Esperei, esperei.... Ela telefona-me a perguntar onde estou e eu só digo que estou em casa... Ás tantas, ela diz-me para apanhar um riquexó em direcção a casa dela... Começo a andar, faço a curva no final da minha rua e lá estava o jipe.... Bem, uns 40 minutos atrasada e com toda a gente à minha espera (toda a gente, entenda-se Mrs. Garg, Cristina e Krishna, o marido de Mrs. Garg)...
Foi o segundo jantar que tive numa casa indiana... Em 4 meses, comi peixe mas teve de ser com moderação, já que o meu corpo não está habituado a peixe (vegetais, vegetais e vegetais).
Estivémos a conversar sobre Economia, apesar do marido ser professor de Fisica na Universidade do Rajastão (já estiveram a viver umas temporadas no estrangeiro - US, Suécia, etc.) e sobre alguns acontecimentos que eu presenciei na ONG. Foi bom relembrar os bons tempos.... Rimo-nos imenso!
Agora, quando voltar à India, tenho obrigatoriamente que visitar estes meus amigos. Der por onde der :P.... Para mim, será um prazer!
Fotos do último dia, aqui

1 comentário:

  1. Mariana
    As despedidas são sempre dificeis, principalmente quando quando as pessoas são amigas!
    A vida dá muitas voltas, terás oportunidade de ir outra vez á India e podendo assim encontrar as pessoas que te fizeram as despedidas e de quem ficaste amiga.
    Acho que foi uma despedida muito emotiva e que certamente não estavas á espera!

    ResponderEliminar