domingo, 16 de agosto de 2009

Ladakh, cultura local e afins

Apos o WeinJian se ter ido embora, comeco a explorar Leh por mim propria. Inicio caminhadas aleatorias, sem pressa, conheco locais, aprendo um pouco mais desta cultura e do budismo (Ladakh e maioritariamente budista).

Aprendi muito com o WeinJian, sobre a cultura asiatica, principalmente focada em Singapura, que tem um enorme influencia chinesa. Alguns factos que fui conhecendo sobre Singapura e que merecem destaque:
- Todas as pessoas sabem 2 linguas: chines e ingles
- Em sinal de respeito, tanto por monges como pelas forcas da autoridade, inclinam a cabeca para a frente
- O servico militar e obrigatorio por 2 anos
- E normal alguem comecar a trabalhar e receber 2000 euros
- Cada familia tem apenas um carro
- Nao ha campo em Singapura porque 1) e uma ilha, 2) tudo esta urbanizado
- Um so partido, que e o mesmo sempre. ganha as eleicoes, apesar de existirem outros
- E um pais tropical, com clima tropical, marisco e frutos que nao se veem em mais lado nenhum
- E um dos paises mais avancados do mundo e onde se ganha mais

Como era nosso plano, mas nao tivemo tempo, fui visitar uma organizacao chamada "Women's Alliance" que trabalha a par com outra organizacao, essa sim internacional chamada ISEC (International Society for Ecology and Culture). Ambas dedicam-se a presevacao das culturas locais. Mais informacao: www.isec.org.uk. Todos os dias passam diversos documentarios: as 11h sobre os mais diversos temas, as 13h sobre "Economics of Happiness" (como ja vos tinha falado) e as 15h "Ancient Futures: Learning from Ladakh". Como tambem ja referi, voluntariei-me. Nos ultimos dois dias, anotei os comentarios que foram fazendo durante a discussao que precedeu o filme "Economics of Happiness" e fui construindo o meu proprio comentario ao filme, dado ter estudado economia.

O filme fala, basicamente sobre a insustentabilidade em que vivemos: produzimos cada vez mais, consumimos cada vez mais, ha maior competicao entre as pessoas... A pergunta base e "Sera que isso contribui para a nossa felicidade?", para a qual a organizacao sugere a localizacao da economia: apostar na agricultura biologica, nos agricultores locais, nas energias renovaveis... E um assunto um tanto ao quanto polemico pois podemos encontrar pessoas que defendem uma das frentes, dai que nao seja totalmente consensual.

Basicamente o meu voluntariado nao e nada de especial. Queriam alguem com jeito para o grafismo e design para um novo cartaz a ser espalhado pelas ruas de Leh, mas logo lhes disse que nao era a pessoas mais indicada para o fazer.

A organizacao "Women's Alliance" e algo que me fascina. Foi fundada por uma senhora chamada Helena Norberg-Hodge que veio pela primeira vez a regiao de Ladakh nos anos 70. Conseguiu presenciar, com os seus proprios olhos, como uma comunidade consegue sobreviver apenas dependendo dela, onde toda a gente ajudava toda a gente, onde todos os familiares viviam na mesma casa, onde toda a gente sabia fazer tudo. Nao havia pobres, competicao ou ate mesmo dinheiro, porque as trocas eram efectuadas em generos. Ate a altura em que a regiao se abriu ao exterior, sendo invadida por camioes trazendo os mais diversos produtos, por filmes onde o homem tinha de ser guerreiro e a mulher submissa, pela destruicao da cultura local. Com os turistas, os locais comecaram a sentir-se inferiorizados e com muito menos meios (por exemplo um turista e capaz de gastar num dia o que uma familia em Ladkh gasta num ano). Mais, as criancas sao penalizadas por falar Ladakhi, que e a lingua local e beneficiadas por falar ingles. A paginas tantas, a organizacao promoveu a ida de meia duzia de mulheres desta regiao ate ao mundo desenvolvido para verem com os seus proprios olhos que o nosso mundo nao e um mundo cor-de-rosa, onde ninguem trabalha e toda a gente ganha imenso, mas sim um mundo onde ha inflacao, desemprego, pedintes, lixeiras, poluicao, barulho, solidao, ...

Ladakh e uma regiao magica, envolta pelos Himalaias, onde as pessoas pautam as suas accoes pelo budismo tibetano. Podemos encontrar natureza tao pura, ainda que com vestigios do ocidente.Ha canais de agua ao longo da estrada, o som da agua esta presente em todo o lado, os animais pastam nos campos verdes, o azul do ceu e mesmo azul, um azul vivo pintalgado de branco.

Ainda em Dharamshala, antes de subir mais a norte, comprei o livro "A Journey in Ladakh" escrito por Andrew Harvey. Eu estou a ler a versao inglesa mas, se por acaso encontrarem a versao portuguesa, nao hesitem a compra-la. Poderai ler o que eu vejo com os meus olhos. E um belissimo livro que certamente irao gostar.

Outros aspectos que ainda nao mencionei: Ladakh apenas funciona 4 meses ao ano (meados de Junho ate meados de Setembro). Durante os 8 meses, Ladakh fica inundado de neve e frio, o que faz com que os precos praticados durante esses 4 meses consigam suportar a vida durante o restante ano. Muitas vezes, durante esse 8 meses, muitas pessoas rumam ao sul, dai ser comum ouvir pessoas que sabem que Goa, em tempos, pertenceu a Portugal (ja Diu e mais raro). Um exemplo muito concreto: uma hora de internet em Delhi custa 30 rupias enquanto aqui custa 90 rupias (para alem do factor "4 meses", a ligacao nao e muito boa em Leh e e comum haver cortes de energia inesperados).

Entretanto, com a dia do WeinJian, tivede procurar um quarto individual. Pago 150 rupias/noite com WC partilhado e que fica numa casa de uma familia Ladakhi, portanto, toda a vez que os vejos, digo "Juley" que e obrigado/ola/adeus.

2 comentários:

  1. Mariana
    Continuam as surpresas!
    Ficamos curiosos pelo que nos escreves porque não imaginavamos uma situação destas! Pessoas estranhas a ajudar pessoas locais a viver de uma maneira sustentavél.
    Parece que não é só no ocidente, Europa, EU, etc que há a preocupação pela sustentabilidade do ambiente, energia, etc.
    Deve ser muito interessante, pela forma como descreves, haver comunidades a viver de uma forma sustentável.
    Destas noticias/descrições é que são interessantes. Tenta obter mais informações do género: como produzem a alimentação, quais são as preocupações gerais, que tipo de sociedade imaginam que existe do lado de cá, fora da India, (dessa zona), etc.
    Tira umas fotografias e põe no blog, para o pessoal ver !

    ResponderEliminar
  2. Mariana estive a actualizar as minhas leituras por aqui!

    Estou maravilhada com tudo!!

    Um grnade beijinho!!!

    ResponderEliminar