quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Mais surpresas por aqui

No inicio desta semana, uma das voluntarias me convidou para jantar com ela, com os outros voluntarios e com Helene, a impulsionadora na ONG onde me voluntariei. Aceitei...

Ontem, a Deb (americana) la me deu as instrucoes como ir para a guest house onde seria o jantar. No meio de ruelas de alcatrao rodeadas de campos agriculas definidos por pedras, la consegui achar o lugar. Fui perguntando pelas pessoas que iam passando por mim e todas elas, gentilmente, me foram dando indicacoes... Fiquei extremamente agradada, uma vez que fico sempre de pe atras quando pergunto... Coisas do mundo moderno!

La achei a guest house e ia super convencida que ia jantar num espaco ao ar livre, como num restaurante, ja que algumas guest houses tem restaurante. Abri uma porta no segundo andar e toda a divisao era um misto de cozinha e sala de estar.

Juntei-me a Deb, a Liz (neo zelandeza ?), ao Jamie (Ingles), a Vanessa (americana) e a Helene. Estivemos todos a cozinhar. Toda ela era uma divisao amiga do ambiente. La ajudei na preparacao do jantar. Entre o come e nao come, a Helena agradece-me pela ajuda que lhe estava a prestar ao anotar os comentarios ao filme, ao que respondi que nao estava a fazer nada de especial. Acrescentar depois que estava bastante interessada no filme ("Economics Of Happiness") uma vez que tinha estudado economia (ja a Deb, na altura do convite disse-me que a Helena tinha bastante interesse em saber a minha opinao sobre o filme por esta mesma razao).

Durante o jantar, entre o brocolo e o arroz, la me pergunta o que achei do filme. Eu, meio atrapalhada, disse-lhe que sou uma pessoa que gosta de ter acesso as duas partes, gosto de reunir informacao sobre o tema, independentemente dos argumentos que se usam, para depois formar a minha propria opiniao. No entanto, confessei que ainda nao tinha uma opinao formada, por isso nao lhe conseguia apresentar a minha visao. O certo e que todos os dias vejo o filme e fico para ouvir a discussao, porque e algo que me interessa (hoje faz 6 vezes que vejo o filme!).

Depois do jantar, estivemos a ver um documentario que ligava teoria de jogos e psicologia, sendo que o primeiro tema esta intimamente ligado a economia. Esta vertente, sendo um dos seus fundadores John Nash (o filme "Uma mente brilhante" fala sobre a sua vida), assenta no principio basico que as pessoas vao actuar com base nos seus proprios interesses, levando ao individualismo. Basicamente e isso mas sao totalmente livres de pesquisar na net... No final, estavam todos meio inconformados com toda esta informacao, a qual tive que esclarecer algumas coisas, mas acho que nao ficaram convencidos.

Entretanto, hoje fui ate a uma agencia de viagens, cujo dono ja e meu amigo, para saber informacoes de como chegar ao sitio onde o Dalai Lama vai dar conferencia publicas e fiquei perto de 3 horas a falar com ele, desde sobre o trabalho dele ate a toda a transformacao que Ladakh esta a passar. A paginas tantas, ele pergunta-me se eu sinto ameacada, se me sinto em perigo. Eu digo-lhe que, assim que tenho de chegar a Portugal tenho de arranjar emprego mas sei que, se nao achar no proximo mes, consigo arranjar nos 2 proximos meses. Com o desenrolar da conversa, nao era essa a resposta que ele queria ouvir nem a resposta que eu queria dar. Era muito mais no sentido da nao sustentabilidade que o homem esta a impor a natureza.... Ele contou-me que ja nao ha tanta neve como antigamente, que os fluxos de agua estao contaminados... Confessou-me que, quando fala com os amigos sobre isto, amigos daqui, que eles dizem-lhe que e um pessimista, dai termos falado sobre este assunto.



Aqui ficam as perguntas: Estaremos ameacados? Sentimos esta ameaca? Sentimos que a nossa vida esta em perigo? Esperam-se reaccoes! :)

4 comentários:

  1. Mariana
    Pelos vistos já estás integrada na vida da nova ONG, ainda bem!
    Continua a ser a Mariana no seu melhor !
    A impulsionadora da ong, Helene Norberg-Hodge, tem muitas referencias na net, incluindo esse filme "Ancient future - Learnig from Ladakh" e muitas outras, como conferencias, etc.
    Podes ter aí uma boa fonte de observação para uma situação que nos preocupa a todos - a sustentabilidade de uma sociedade. Podes tirar alguns ensinamentos para depois os transmitir á sociedade europeia e tentar aplicá-los onde for possivel.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. A verdade é que vivemos num mundo com cada vez mais população e cada vez mais sedenta de consumo. Alguns dos recursos disponíveis e limitados estão a esgotar-se a uma velocidade alucinante, sem que hajam verdadeiras alternativas para as compensar.Os outros, emboram sendo renováveis, estão a degradar-se e a consumir-se a um ritmo maior do que os ciclos naturais os conseguem repor.
    Não sou apologista das visões catastrofistas que apelam a medos irracionais que reflectem, normalmente, um público mal informado mas, a verdade é que existe um problema de degradação e má gestão do Ambiente no geral e dos recursos naturais em particular, não sendo, no entanto, um processo irreversível.
    As principais razões que aponto para justificar tal estado de coisas são:
    - estruturas dirigentes e de poder desadequadas que suportam más práticas de gestão ambiental com custos sociais elevados.
    - insuficiências do mecanismo de preços e do sistema económico de mercado para confrontar de forma eficaz o problema da má distribuição da riqueza e/ou da conservação dos bens ambientais;
    - preocupação excessiva, por parte dos países, com o crescimento económico (entenda-se PIB) deixando um pouco esquecido o desenvolvimento.

    Desculpa o tamanho do comentário.
    Bacio giganti!
    Ja falta pouco!
    Até ja!

    ResponderEliminar
  4. Sim senhor, senhor especialista em ambiente e recursos naturais!

    Depois desta viagem e depois de ver no terreno algumas ideias que pessoas defendem (ver no terreno e sempre diferente do que ouvir apenas), concordo perfeitamente com as tuas ideias. Sou economista de raiz mas esta questao tambem me preocupa. Acho que devia ser uma preocupacao geral, de todas as pessoas e nao so de algumas...

    Deveremos comecar a mudar as nossas accoes? Deveremos comecar a actuar de forma responsavel? Ja o fazemos ou nao?



    Muitas questoes mas onde andam as respostas e as accoes?????

    ResponderEliminar